Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Educação Gera Educação

Esperança é o que não falta quando se fala em melhorar a educação no Brasil, principalmente nessa época de eleições. Propaganda atrás da outra, ouvimos promessas e promessas, às vezes vazias, às vezes verdadeiras. Mas será que um dia a precariedade educacional brasileira irá mudar?
A boa educação começa em casa. Pais preparados educam seus filhos da maneira adequada na visão deles, e bons filhos mostram aos outros o reflexo disso. Pelo menos, era para ser assim. Hoje em dia pais irresponsáveis só colocam uma criança no mundo por colocar, sem ao menos perceber que ela está realmente lá.
O pouco de educação em casa não é o suficiente; infelizmente, não basta se um mínimo de gente tentar mudar o mundo se o próprio é governado por aqueles que não ligam para esse tipo de coisa – salvam-se exceções. O que não dá para entender é porque quase nada foi feito até agora – no Brasil, particularmente. Faltam professores em escolas públicas, faltam escolas! Não adianta acabar com a criminalidade se essas pessoas que cometem os crimes não forem educadas! Segundo a constituição, toda criança e adolescente têm direito à educação. E onde foi parar esse direito?
É claro que muitos países lá fora estão em condições muito mais precárias. Mas não olhemos para o outro, e sim para nós mesmos. Ainda dá pra melhorar e muito a educação de nossas crianças.
Na verdade, esse problema já está bem melhor. Nos dias atuais muito mais jovens vão à escola, o que é satisfatório. Acontece que, na proporção em que as coisas melhoram, a responsabilidade cresce. Só nos resta alguém para tomar conta dessa responsabilidade.
Futuramente, esperam-se mais campanhas e projetos sobre o assunto, além da construção de estruturas educacionais. Mas o futuro é feito do agora, e o agora precisa ser plantado com sabedoria. Se sim, daqui alguns anos colheremos os melhores frutos possíveis.

Amanda Callafange Tufenkjian

Um comentário:

Luiza Callafange disse...

Irmainnnnnnnn que lindo, você escreveu algo a respeito do que eu estudo :DD daria uma boa pedagoga heinnn